quinta-feira, setembro 29, 2005

São loucos esses da esquerda!!!!

Só Deus sabe o que vai acontecer nas Presidenciais. A questão já não é a de quem vai ganhar, isso já é um dado adquirido, Cavaco é o vencedor. A ironia nesta primeira não questão é a de que todos os candidatos da chamada esquerda são derrotados por uma hipótese de candidato de direita ou, se preferirem, os candidatos perdem para um não candidato e a derrota é enorme. Se estivéssemos a falar de futebol teríamos que dizer que Cavaco dá 7 a 0 e não é ao candidato A ou B mas a toda a esquerda. A verdadeira cabazada!!!!

No entanto a questão é outra, a questão que se coloca neste momento é a de se vamos ter segunda volta ou não e se tivermos segunda volta qual dos dois candidatos melhor colocados da esquerda (Soares ou Alegre) passa à segunda volta.

Caso se verifique uma segunda volta levanta-se-me uma outra questão. Se Soares ou Alegre vão deixar que o orgulho leve a melhor ou não, querendo com isto perguntar se fazem as pazes e apoiam o candidato da esquerda que passar à segunda volta ou se simplesmente guardam silencio, não declarando apoio a ninguém. Não podemos descartar uma outra hipótese que é a de que as chagas e abertas entre os dois ex amigos sejam tão profundas que acabem por declarar apoio ao outro candidato, a Cavaco.

Olhando para as duas principais candidaturas de esquerda só me sai o comentário “grandes egos existem por esse país fora e a quantidade de alimento que precisam…” O porquê deste comentário é simples. Tanto Alegre como Soares não são candidatos por amor ao país ou por sentido de dever cívico mas por razões que nada que têm com isso.

No caso de Soares falamos de um tipo com um ego do tamanho do mundo que quer mais um troféu para a sua estante. Parece um homem com a crise dos 50 que vai para o engate só para se provar a si próprio que ainda é capaz, que ainda está em forma, que ainda sabe “sacar” miúdas.

Obrigado Dr. Soares mas não é de um velhinho em crise e que se ilude frente ao espelho que este país precisa. Deixe lá de por a sinta e de encolher a barriga. Não se engane e faça face à realidade, está fora de forma e fora de tempo mas não se preocupe, o seu lugar na história deste país já lhe está garantida. Goste-se ou não. Simplesmente O que lhe pedimos é que não nos obrigue a vê-lo em grandes poses frente ao espelho saído do banho. É que eu não tenho estômago para isso e o país já está suficientemente deprimido para esse espectáculo. Não há nada pior do que um herói que foi a tentar selo outra vez, não dando pelo facto de que o tempo passou e de que este já não é o seu palco.

Já com Alegre a história é outra. Estamos perante um poeta, um artista, uma prima-dona ofendida que quer vingança do seu outrora amigo, actual arqui-inimigo, Soares pelo punhal que este tão encaputada e daramáticamente lhe espetou nas costas. Não falamos de uma candidatura de convicções, de ideologias ou ideais. Falamos de uma candidatura que encoberta da mais nobre das intenções (levar Cavaco a uma segunda volta) não quer mais do que a derrota de Soares. Um homem de esquerda que quer derrotar a esquerda por vingança pessoal. Um homem de união que quer provocar a desunião na esquerda e que mais do que vencer a Cavaco quer derrotar Soares.

Perante este quadro de miséria tenho que dizer Cavaco, toma lá mais um voto virtual (virtual como a candidatura) porque os outros candidatos, os de esquerda, estão todos loucos, tão loucos como os Romanos nos livros do Obélix.

terça-feira, setembro 27, 2005

Autárquicas param o país



As eleições autárquicas do próximo dia 9 de Outubro vão levar a votos 400 mil candidatos no total. Cerca de 5% da população portuguesa estará, nos próximos 15 dias, completamente centrada em conquistar os 43 489 lugares autárquicos disponíveis do país (308 presidentes de câmara).
Ou seja, caso os "ilustres" candidatos resolvam levar consigo um ou dois parentes para agitar a bandeirinha de campanha, então facilmente podemos estimar que 10% dos portugueses estarão em campanha durante as próximas duas semanas.
Juntando a estes 10% podemos ainda somar todos os desempregados (no caso de eles próprios não serem candidatos), crianças, reformados, etc, e então, num abrir e fechar de olhos, teremos metade do país parado. Estarei a exagerar?

segunda-feira, setembro 26, 2005

Surrealista chumba referendo ao Aborto



Os leitores do Surrealista não concordam com a marcação de um referendo ao Aborto ainda em 2005. A questão da marcação ou não da consulta popular está agora nas mãos de Jorge Sampaio, depois de Jaime Gama, presidente da Assembleia da República,concordar com a proposta socialista de marcar não quatro (como aconteceu até aqui) mas cinco sessões legislativas durante a legislatura iniciada em Março último. Esta medida permitirá, caso Sampaio a aprove, que o grupo parlamentar do PS possa requerer a realização de um referendo ainda este ano, algo que só pode fazer uma vez em cada sessão legislativa. Durante a primeira sessão legislativa o Presidente da República chumbou a pretenção do PS.
De acordo com a nossa sondagem, 85% (23 votos) dos leitores do Surrealista diz não concordar com a marcação de um referendo ainda em 2005, contra 15% (4 votos) que concorda com a proposta socialista.


Concorda com a marcação de um referendo ao Aborto ainda em 2005?

Sim................ 15% (4 votos)
Não................ 85% (23 votos)

27 votos no total

Out of this world


Retrato de Karen Blixen feito por Peter Beard

Está para breve a estreia do "Out of this World", um documentário que traz à luz do dia algumas imegens inéditas de Karen Blixen, autora do livro Out of Africa, celebrizado pelo filme com o mesmo título. O documentário traz ainda alguns testemunhos de pessoas que conviveram com a escritora. Uma delas é Tumbo, que em miúdo esteve quase para sair de África com Karen e que 75 anos mais tarde acaba mesmo por desembarcar na Dinamarca: «Quando ela partiu disse-me: 'Tumbo, um dia vais visitar-me à Dinamarca'. Eu prometi. E cumpri».
Não podemos perder esta Surrealistas. Vejam mais na revista Única do Expresso desta semana.

quinta-feira, setembro 22, 2005

“O fixe ou o confiável?”


presidenciarepublica.pt


José Pacheco Pereira
PÚBLICO, Quinta-feira, 22 de Setembro de 2005-09-22

«Cavaco acrescenta ao sistema político, Soares diminui, ou, na melhor das hipóteses, não muda nada. Há muitas outras razões para se escolher um ou o outro, mas esta é talvez aquela em que a diferença é a mais nítida, a escolha é mais escolha. Ou o “fixe” ou o “confiável”».

quarta-feira, setembro 21, 2005

Onde está a Justiça?


images.google.com

Onde está Fátima Felgueiras? A pergunta já não se põe, foi detida esta manhã no Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de a própria avisar as autoridades portuguesas que regressava a terra pátria.
A confiança da “fugitiva” deve-se ao facto de estar imune à prisão uma vez que segundo a lei portuguesa os candidatos a cargos autárquicos têm imunidade. Fátima Felgueiras só poderá ser detida quando acabarem as autárquicas. A lei existe de modo a não haver desigualdade de oportunidades entre candidatos podendo, desta feita, fazer campanha com as mesmas armas que os outros candidatos.
Por isso já sabem, se conhecerem alguém que também é procurado pela justiça e que está farto de andar a "monte", basta uma candidatura nas autárquicas ou a outra coisa qualquer para provar novamente uns ovos moles de Aveiro ou uns pastéis de Belém.

Já?


jpn.icicom.up.pt

No Público de hoje pode ler-se que o Partido da Nova Democracia não é consensual no apoio à candidatura presidencial de Cavaco Silva e que por isso se esperam rupturas entre os dirigentes… O partido ainda só tem dois anos.

terça-feira, setembro 20, 2005

Mein Portugal



Vital Moreira
PÚBLICO
, Terça-feira, 20 de Setembro de 2005
«Uma das conclusões é que o sistema eleitoral germânico – que combina a atribuição proporcional dos deputados com a eleição de metade deles em círculos uninominais – não conduz necessariamente à bipolarização do sistema partidário».

Jerónimo de Sousa
PÚBLICO
, Terça-feira, 20 de Setembro de 2005
«Quando tiverem o voto na mão, pensem se não é o momento de penalizar aqueles que traíram a vossa esperança», disse aos operários de uma Oficina da Câmara Municipal de Lisboa.



Apesar de ainda muitos cidadãos não se terem apercebido, há já cerca de três anos que PS e PSD têm vindo a "cozinhar" uma reforma eleitoral que consiste em “colar” o nosso sistema ao alemão. Como Vital Moreira explica (primeira citação) trata-se de um sistema misto onde, esperam os dois maiores partidos, vir a colher os benefícios de dois sistemas eleitorais “concorrentes”: o maioritário, com os seus círculos uninominais que promovem uma maior proximidade entre eleitor e eleito; e o proporcional, que valoriza a aproximação das forças presentes no parlamento àquelas que existem no país, sublinhando assim a importância do pluralismo e da co-habitação de várias formações políticas no parlamento.
Ambos os sistemas têm virtudes e é atrás delas que os maiores partidos andarão (julgo eu, apesar de haver quem defenda, com alguma razão, que PS e PSD procuram apenas partilhar entre si ainda mais poder e marginalizar os outros partidos a três ou quatro deputados por grupo parlamentar). No entanto, não havendo bela sem senão, com este sistema misto vêm também “colados” os lados, digamos, menos positivos.
Ou seja, o sistema misto português poderá ser um triste somatório dos defeitos dos dois sistemas (puros?) do qual é filho. Dir-me-ão, mesmo tendo à frente os resultados das eleições alemãs(!), que é um óptimo sistema e que faz sentido aplicá-lo em Portugal. Pois inclino-me mais para que seja um perfeito fracasso, qual reedição do rotativismo de finais do séc. XIX português, pelo simples facto de ser um sistema feito por alemães e para alemães. Não digo que devamos voltar ao também bem português “orgulhosamente sós” mas talvez não fosse má ideia aportuguezar os nosso sistema político. Ainda para mais por termos um sistema democrático com falhas gravíssimas, a começar pelo défice de verdadeiros democratas, em que líderes partidários (que também são candidatos a Presidente da República) como Jerónimo de Sousa (PCP) que aconselha os portugueses a, mais uma vez, confundir totalmente o voto que têm na mão, que no caso é o voto autárquico, e mostrem o seu protesto (segunda citação).
Uma democracia assim não está preparada para mudar novamente e de forma tão repentina. Portugal precisa de se aportuguezar. Precisa de escolher, de uma vez por todas, a Democracia.

Não lhes dá cavaco…


joaopedrodias.weblog.com.pt

Cavaco Silva tem tido, em meu entender, a melhor prestação de pré-candidato, ou candidato a candidato se preferirem. Este “tabu” com que a maior parte dos portugueses o vai classificando mais não é que uma dificuldade profunda (dos tugas) de não saber lidar com uma resposta do género: “não há novidades” (talvez porque “no news, good news”, e o que o habitante da aldeia global que é Portugal quer... é sangue).
O ex-primeiro-ministro é, também em meu entender, o melhor para o cargo. Sebastianismos à parte, outra característica bem lusitana, Cavaco é o homem certo no momento certo. Precisamos de exigência, inconformismo, excelência e competência. E basta comparar a atitude que candidatos já declarados (Mário Soares, Jerónimo de Sousa e Francisco Louça) e não declarados (Cavaco) mostra bem quem é ou não do interesse de Portugal neste momento específico.
Cavaco ainda não apresentou candidatura (primeiro) porque só há pouco terminou o seu período de discernimento e (segundo) porque considera que a altura certa para anunciar que está interessado em Belém é depois das autárquicas… só isso. Cavaco, não lhes dês cavaco.

No passado dia 18 de Setembro, no Diário de Notícias, Vicente Jorge Silva, analista socialista, mostra a medida do acerto da estratégia de Cavaco Silva para as presidências. Jorge Silva é, julgo eu, apoiante de “qualquer-um-desde-que-não-seja-de-direita-muito-menos-ai-credo-o-cavaco” logo julgo que podemos considerar esta tirada de desespero um elogio velado, ora leiam:

“[Em Portugal] usa-se e abusa-se da infantilização do eleitorado, como parece ser o segredo da estratégia do ‘tabu’ de Cavaco Silva.”

No news, bad news?

segunda-feira, setembro 19, 2005

Pegadas por aí


pegadas-por-ai.blogspot.com

Recomendo vivamente este blog... É da minha irmã Pinta (Filipa) e do namorado (Hélder). Está excelente. É um diário de viagem ao Vietnam... que ainda dura e que eles vão actualizando à medida que andam pelo país. Esta fotografia ilustra bem a qualidade do trabalho da Pinta e do Hélder. É a minha preferiada.

Fica aqui o link:
www.pegadas-por-ai.blogspot.com

sexta-feira, setembro 16, 2005

O Ordinário


inet.sitepac.pt

O slogan de Carrilho deveria ser mais auto-revelador como aliás foi o seu gesto, ou melhor, a ausência de gesto, no caso um "bacalhau" no fim do debate com Carmona Rodrigues. Proponho ao PS que faça um restyling do slogan actual ("Lisboa com Projecto"), não precisa de mudar muito, a fotografia até pode ser a mesma: "Lisboa com projecto (de gente)" ou ainda "Lisboa com Abjecto"


PÚBLICO
Sexta-feira, 16 de Setembro de 2005

"Os candidatos à presidência da Câmara de Lisboa do PSD, Carmona Rodrigues, e do PS, Manuel Maria Carrilho, travaram ontem à noite um debate televisivo, na SIC Notícias, marcado pela agressividade verbal e por sistemáticas trocas de acusações.
Moderado pelo jornalista João Adelino Faria, o frente-a-frente televisivo teve um desfecho insólito, mas que acabou por traduzir o ambiente da anterior hora e meia de discussão entre Manuel Maria Carrilho e Carmona Rodrigues.
Carmona Rodrigues (já de pé e pronto para abandonar o estúdio da SIC) aproximou-se de Manuel Maria Carrilho, estendendo-lhe a mão para o cumprimentar, mas este recusou o aperto de mão.
"Ordinário", desabafou Carmona Rodrigues, dirigindo-se ao ex-ministro da Cultura de António Guterres que, entretanto, lhe tinha voltado as costas".

(Artigo na íntegra em http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1232973&idCanal=33)

terça-feira, setembro 13, 2005

Parabéns a uma surrealista



Um grande beijinho de parabéns para a surrealista Ingid que faz hoje anos. Espero que gostes da fotografia que foi escolhida para ti com todo o amor e carinho.

Já lá vai o tempo em que fazias anos em Moçambique… enfim, pode ser que daqui a uns tempos se repita, quem sabe…

sábado, setembro 10, 2005

Uma boa notícia


Fonte: cras.min-saude.pt

A edição de hoje do semanário Expresso dá conta que Portugal está a meio da tabela no que toca aos números negros da sisnistralidade rodoviária. Portugal já não é a "lanterna vermelha" da União Europeia e surge nas estatísticas referentes a 2004 à frente de Espanha, Grécia e de todos os países do Centro e Leste europeu. Esta subida na tabela corresponde ainda a uma redução de mortos nas estradas portuguesas. Essa é que é a boa notícia.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Pedido de desculpa



Muitos portugueses se arrependeram de ter votado no Partido Socialista na últimas Eleições Legislativas, mas nem todos o tornaram público como Rogério Guimarães, que resolveu desabafar na secção de classificados do jornal Público. O melhor é mesmo ler:

Público, Sexta-feira, 9 de Setembro de 2005
Pág. 58

"Rogério Guimarães, cidadão eleitor n.º 6823, da unidade geográfica de resenseamento de Caldas da Raínha, vem por este meio pedir desculpa a todos os democratas por ter contribuído com o seu voto para a eleição deste Governo".

E nós, desculpamo-lo?!

Excelente


Bartoon de Luís Afonso. Público de Sexta-feira, dia 9 de Setembro de 2005

Este cartoon toca-nos na ferida.

quinta-feira, setembro 08, 2005

Pub





De facto a publicidade que nos chega do Brasil é muito à frente. Eu não me sentava naquela cadeira…

quarta-feira, setembro 07, 2005

Ponta-pé na Lei


Fonte: portcult.com

O candidato a presidente da Câmara Municipal de Amarante, Avelino Ferreira Torres, tem estado a preconizar um dos episódios mais hilariantes aqui do nosso Portugal. Mas desta vez não é ele o bobo da corte.
O Público traz hoje… a público, uma notícia que dá conta de um parecer não conclusivo da Comissão Nacional de Eleições aos orçamentos do candidato. Ora, segundo o diário, parece que há uma lacuna na lei, na novíssima lei do financiamento das campanhas eleitorais, que permite que Avelino possa receber dinheiro de duas plataformas criadas para o levar em ombros até à Câmara.
A lei estabelece um determinado tecto para se gastar numa eleição mas é omisso em relação à possibilidade de haver duas listas independentes que se apresentem até de forma separada mas que, no final de contas, é exactamente a mesma.
Assim, contas feitas e desfeitas, se somarmos o financiamento à candidatura das duas plataformas de apoio – a “Amar Amarante com Ferreira Torres” e a “Amarante com Ferreira Torres” – temos pois que Avelino irá concorrer com o dobro do dinheiro para a campanha do que os seus concorrentes. É que uma das plataformas apoia a lista que Avelino apoia para a Assembleia Municipal e a outra apoia Avelino para o lugar de Presidente da Autarquia, no qual será reciprocamente apoiado pelo bom do Avelino. E tudo isto, dentro da mais estrita legalidade.
E esta hein?

segunda-feira, setembro 05, 2005

Surrealizando o surreal...


Imagem posta por AVP - Fonte: seis.bris.ac.uk

Reabre a época do Surrealista e vai-se encerrando a época dos incêndios. Agora que os telejornais já não transmitem durante mais de meia hora imagens poderosas de serras e aldeias a arder talvez seja a melhor altura para reflectir como evitar o flagelo habitual que está a colocar em causa as reservas naturais portuguesas.
Todos os anos governos sucessivos nos demonstram como no ano seguinte tudo será diferente. Mas enganam-se. Falham. Não sou perito em floresta e muito menos em incêndios
tirando aquela vez que quase incendiei a cozinha nunca mais brinquei com o fogo
e por isso não me vou arrogar de ter alguma solução brilhante.
No entanto, parto de um pressuposto. Se um qualquer otário sem instrução se galvaniza com as imagens que passam constantemente na televisão e se acha mais importante por incendiar uma mata,
pobre idiota
ou se um qualquer imprevidente vai fazer fogueiras para o meio da mata no pino do verão
ainda há gente assim
ou , ainda, se um qualquer sacana de um criminoso acha que ganha mais dinheiro com um terreno queimado,
que criatura odiável
uma coisa é certa: Vai haver um incêndio.
Ah... e tal... faltam os carros, faltam os homens e faltam os caminhos. É certo. É preciso continuar a fazer mais e melhor. Mas é preciso ainda mais. É preciso que os criminosos sejam dissuadidos de agir.
Os homens agem por relações custo - benefício. Os benefícios que esperam obter são comparados com os custos e os riscos que têm.
Por isso aqui fica uma ideia.
Porque não equiparar o crime de fogo posto ao crime de terrorismo? Aumentem as penas e passem isso na televisão.
"Homem anónimo de X anos foi hoje condenado a duas penas de 20 anos pelo crime de fogo posto".
Isto, sim, seria uma notícia digna de se ver no telejornal. Até no da TVI...

La Rentrée Surréaliste



Depois de os partidos políticos "re-aparecerem" para novo ano agitado de surrealismo nacional, é agora a vez de se abrir, novamente, a época (segunda) de Surrealismo na blogosfera (julgo que é assim que se escreve, modernísses).
Quanto à lógica do blog, mantém-se. Uma mesa de café onde se fala de tudo e mais um par de botas. Vam'lá Surrealistas de todo o mundo... C'est la Rentrée de la Révolution Surréaliste.

quinta-feira, setembro 01, 2005

Soares III

Diz Soares:” é preciso sacudir o pessimismo”. Digo eu:” o.k., então vou acreditar com muita convicção que não ganhas as eleições”

Soares II

Diz ainda Soares: “ É preciso sacudir o pessimismo”. Digo eu: “o.k., vou acreditar que caso ganhes as eleições consegues cumprir o mandato até ao fim sem que te dê uma coisa má no entretanto”

Soares I

Soares diz “estou em bom estado físico e mental”. Digo eu: “para múmia não está nada mal não senhor.”

Alguém explique ao homem que a monarquia acabou, que provavelmente ele já não deve durar muito mais e que o país tem que sair de vez debaixo da asa dos pais deste modelo democrático.

Ou será que este modelo é tão fraco que não aguenta viver sem os seus progenitores?

Sempre ouvi dizer que uma das alegrias de ser pai é ver o seu filho crescer... Soares ao que parece não concorda.

Esta poisção é minha, esta é tua e a outra é de quem a apanhar

Está desfeito o mistério da suposta OPA sobre à Media Capital avançado ontem pela comunicação social. É a Igreja Maná quer adquirir posição no grupo Media Capita.

O Miguel Pais do Amaral, a RTL e a Prisa que se cuidem, estão em guerra com Deus e os apóstolos. Já a empresa de capital de risco LP Brothers pode dar novas garantias aos seus clientes, sendo um possível novo slogan: “até Deus faz negócios connosco”.
Site Meter