terça-feira, dezembro 06, 2005

O primeiro derby



Se se tratasse de uma eliminatória de uma qualquer copetição de futebol, Cavaco passa e Alegre fica pelo caminho. A vitória na primeira mão (sondagens) e empate na segunda (entrevista paralela ou debate, como quiserem).

Julgo que a primeira sensação com que se ficou com o debate de ontem, entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, é que… não houve debate nenhum. Talvez duas entrevistas paralelas com direito a contraditório. Mas debate, não.
Torço o nariz a estes modelos. Cheira-me mesmo a publicidade enganosa: se me dizem para estar colado à televisão à hora marcada para assistir a um debate, então por que raio me dão um modelo em que os intervenientes nunca se podem referir directamente ao outro, tendo antes que pedir ao moderador para entregar o recado?
Posto isto, o debate não foi quente, nem frio. E mornos, os portugueses vomitam-nos. Gostam de sangue. Gostam de estaladas. Eu, por mim falo, gostei do que vi. Dois candidatos a Presidente a comportarem-se como tal. Sem demagogismos estéreis. Sem perigos encapotados de fascismos ultrapassados.
Gostei de ver um candidato de Esquerda falar de Pátria sem torcer o sobrolho. Gostei de ver um candidato de Direita dizer que a sua área política não irá reclamar a vitória porque ele, Cavaco, se considera supra-partidário – tal como Alegre. É assim que o Presidente deve actuar.
Quanto ao resultado do debate, era o mais previsível: empate. O que beneficia Cavaco, porque vai à frente nas sondagens. Contudo, os debates apenas servem eficazmente para que os indecisos decidam e para que os decididos possam solidificar a sua decisão. E os indecisos, em cada um dos debates, encontram-se na fronteira ideológica e social de cada um dos candidatos. Cavaco e Alegre não têm fronteira comum. Se se tratasse de uma eliminatória de uma qualquer copetição de futebol, Cavaco passa e Alegre fica pelo caminho. A vitória na primeira mão (sondagens) e empate na segunda (entrevista paralela ou debate, como quiserem).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aquilo não foi um debate. Não percebo como é que numa campanha os candidatos nem sequer se olham nos olhos...

12:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter