terça-feira, março 29, 2011

Um passo faz toda a diferença

domingo, março 13, 2011

A minha alma fica... parva



E a manif dos "Parvos que sou" diz que levou 200 mil pessoas às ruas de Lisboa. Jornalistas há que falam de 300 mil. Na era da comunicação não há até ao momento uma única imagens que demonstre sequer metade destes valores. As autoridades falam de 15 mil.
A tropa fandanga, que canta ao tom dos homens do sketch, arroga-se de uma vitória, não sei bem do quê e coisa e tal por eles e coiso e não sei quê.
No video imagens de uma manif de Fé que, segundo a polícia de Lisboa, levou 80 mil ao Terreiro de Paço e deixou 200 mil nas artérias à volta... a imagem está aí. Onde está a imagem do 200 mil que hoje saíram à rua?

sexta-feira, março 11, 2011

Um novo dialecto


Excelente texto de António Bagão Félix, Correio da Manhã, 2011-03-10

"O quotidiano da política e da gestão foi tomado por uma onda de palavras, um quase dialecto, nem sempre compreensível para os comuns mortais. Há quem faça gala em usar termos que nada dizem, mas que impressionam ou dissimulam a vacuidade. Já dizia Fernando Pessoa que a palavra escrita é um elemento cultural, a falada apenas social.

Eis uma amostra deste novo linguajar: proactividade. Agilizar. Procedimento concursal. Engenharia financeira. Arquitectura organizacional. Geometria variável. Perspectiva integracional e multifocal. Temática e problemática. Alocar, alavancar e assignar. Empreendedorismo. Customizar. Efeito já descontado. Em sede de. Disfuncional e societal. Disruptivo e resiliente. Sinergias e imparidades. Perspectiva de género. Cidadania activa. Criar valor. Reestruturar a dívida. E claro, os inenarráveis "implementar" (que nada significa, por tudo querer dizer) e "despoletar" (que significa o contrário do que se quer dizer).

No meio deste falatório vanguardista, há ainda espaço para pleonasmos "bem-falantes" como, por exemplo, um "elo de ligação", "certeza absoluta", "outra alternativa", "comparecer pessoalmente numa comissão", ou "encarar de frente o problema".

Uf! Basta!"

terça-feira, março 01, 2011

Apanhados na curva...

Site Meter