terça-feira, março 28, 2006

Pesadelos


Fonte: Ilustração de Diogo Alves

s. m.,
agitação ou opressão que se dá durante o sono, em resultado de sonhos aflitivos; mau sonho.
(Priberam - Língua Portuguesa Online)


Sonhos que não são bons. Porque não queremos que aconteça. Não há mais nada para concluir a não ser isto.
Não gosto de pesadelos.

23 Comments:

Blogger BMe said...

Pesadelos... Conheço-os bem...

Pergunta ao meu irmão ou à minha mãe

que me ouvem gritar do meu quarto.

Noite sim, noite não há terror!

Sonhos de perseguições e horror.

Coitado do meu irmão, já está farto!

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enfrentar um pesadelo

À medida que vamos conhecendo e dominando os nossos pesadelos/sonhos, vai-nos sendo possível iniciar técnicas de combate aos mais persistentes e que, de alguma forma, mais nos perturbam. De cada vez que formos capazes de enfrentar, e até vencer, os protagonistas dos nossos pesadelos, estamos a envolvermo-nos no nosso lado mais negativo e, consequentemente, a dar o primeiro passo para a sua transformação.

Talvez por isso alguns especialistas acreditem que enfrentar o pesadelo possa ser tão útil quanto enfrentar os próprios problemas que lhes estejam na origem. Se um pesadelo persiste, há que conhece-lo bem para então dar início às técnicas de combate.

Antes de dormir, é possível estimular defesas para a noite que se anuncia. É tudo uma questão de mentalização: antes de adormecer diga a si mesmo que não quer ver o seu sono perturbado pela presença de pesadelos, mas que no caso de eles se apresentarem serão duramente confrontados. Se nos pesadelos o seu agressor é o Drácula (o exemplo parece ridículo mas, na verdade sonhamos com coisas muito piores que o Drácula) prepare a sua mente para, durante o sono, lhe responder na mesma moeda, enfrentando-os combatendo-o.


Como evitar os pesadelos

Para além das técnicas, que nos ajudam a enfrentar o pesadelo, e da necessidade de compreender se está contida alguma mensagem do nosso inconsciente, existem outras formas de, simultaneamente, ir incentivando o seu desaparecimento.

Segundo os entendidos, dormir de barriga cheia pode ser causa de muitos pesadelos. Por isso recomenda-se que não faça refeições pesadas antes de se deitar. O truque pode ser não comer três horas antes de ir para a cama.

Outra razão aparentemente confirmada, é a ingestão de drogas. Segundo o Dr. William Dement, especializado nesta temática, até os comprimidos para dormir podem causar sonhos profundamente perturbados. Muitas pessoas que começam a tomá-los na tentativa de reduzir as insónias, acabam por precisar de doses cada vez maiores para continuarem a ser eficazes. Em alguns casos, a dependência torna-se tão evidente que, depois de algum tempo, já não conseguem dormir sem essa dose diária. Sem eles é normal que aconteça uma das duas coisas: uma total incapacidade de dormir ou, conseguindo dormir, uma provável ocorrência de pesadelos.

12:25 da tarde  
Blogger BMe said...

Grazi pela dica...

12:54 da tarde  
Blogger gripes said...

Caro anónimo,

Não costumo ter pesadelos. Normalmente nem me lembro dos sonhos que tenho. Como este pesadelo ocorreu uma só vez, não é algo que me pressione ou desmotive o meu sono. No entanto, para me lembrar quer dizer que foi qualquer coisa que não gostei mesmo.
Para enfrentar pesadelos diz que devemos conhecê-lo bem.
E quando isso não se proporciona, por razões inexplicáveis, qual será a solução?!

1:05 da tarde  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Caro(a) anónimo(a),

Calculando a indiponibilidade para nos dizer a sua graça (nome), agradecia que identificasse ao menos a fonte do que vai escrevendo. A propósito dos pesadelos julgo que encontrou a informação em:

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?PHPSESSID=90df5f468ba28b7a8bd5d4774cf08d3c&topic=31670.msg249922

Obrigado

ps: digo isto sem qualquer tom de dasafio ou advertência moral mas julgo importante indicarmos as fontes.

O mesmo se aplica às imagens. Esta é para os camaradas surrealistas que, ao colocarem as suas imagens nos posts, deverão ter o cuidado de indicar a sua fonte.

Abraços e bjs.

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

queiram desculpar a não indicação da fonte:

http://openmind.planetaclix.pt/interpretarpesadelos.htm

todavia em temos de referências nacionais devemos indicar toda a obra do Prof. Pereira da Silva, sendo que internacionalmente, as referências sobre perturbações de sono são vastas e enquadráveis em várias escolas (a mais célebre a Jungiana), pelo que nos escusamos a apontar um só autor de referência.

Sendo esta a fonte (que manifestamente não é científica, já que o site em questão é sobretudo de divulgação e entertenimento) consideramos que dependendo do pesadelo em questão, podemos indicar outras capazes de, do ponto de vista psicológico, ajudar na interpretação. A interpretação, por seu turno, ao revelar a razão da repressão inconsciente, permite, àquele que sonha, actuar sobre os seus comportamentos conscientes, no sentido de eliminar essa causa, que, na sua dimensão mais profunda geralmente revela uma dissensão interior não resolvida.

peço ainda de desculpa de não ter revelado a "minha graça". o meu nome é, embora eu pensasse que tivera ficado claro, obviamente, Anonymous, Carlos Anonymous.

3:58 da tarde  
Blogger BMe said...

Carlos Anonymous,

Desde já Olá e obrigada pela informação (again).

A título de curiosidade, como é que tomou conhecimento deste blog?

4:22 da tarde  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Lolol caro Carlos Anonymous. E obrigado tb pelos úteis ensinamentos. Abraço

Sara, não chateies o senhor com perguntas que ele é convidado... lol

5:28 da tarde  
Blogger gripes said...

Olá Sr. Carlos,
É um prazer conhecê-lo, nem que seja por estas bandas! Agradeço-lhe, Sr. Carlos, por ter vindo a este blog e se ter dado ao trabalho de tanto nos ensinar. Esta eloquência deve-lhe estar no sangue. Admiro tal dom.
No entanto, Sr. Carlos, como jovem que sou, não sei interpretar sonhos e, por isto, a minha pergunta mantém-se: quando não podemos enfrentar os nossos pesadelos, qual é a solução?

6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

srª ingrid

gentileza sua a referência a um eventual dom, mas a única coisa que me está no sangue, à semelhança, julgo, de todos os seres humanos, são plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.

quanto à sua questão, julgo que, relativamente ao pesadelo em questão...o melhor mesmo, é aplicar a velha máxima: se não os podes vencer, junta-te a eles.

sempre a considerá-la

carlos anonymous

11:01 da manhã  
Blogger BMe said...

ó SR. Carlos Anonymous, cá para mim temos um cientista in the house!

Folgo em sabê-lo!
Comentários à actualidade surrealmente científicos...

4:38 da tarde  
Blogger gripes said...

Caríssimo Sr. Carlos,

O seu conselho totalmente científico e imparcial "junta-te a eles" é, de facto, algo em que posso reflectir.
No entanto, acho difícil juntar-me a alguém que me despreza. Não concorda?
Sim, porque classifico o meu sonho como pesadelo em consequência do desprezo inmensurável dos intervenientes perante a minha singela pessoa. Como nunca antes alguém o fez.
O que lhe parece?

5:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

srª ingrid

parece-me que o desprezo de que fala resulta precisamente de uma barreira que interpôs, por qualquer razão, entre si e os outros intervenientes no seu sonho-pesadelo...elimine a barreira, aproxime-se sem hesitações de todos os intervenientes e verá que nunca mais terá tal perturbação do sono. este o sentido profundo da máxima que lhe apresentei ... relativamente à qual, e espero que me desculpe, não posso referenciar a fonte.

sempre a considerá-la

carlos anonymous

6:27 da tarde  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Caro Dótor, quando durmo babo-me... não um babar daqueles "de gostar", como um Pai se baba por um filho. A baba resulta antes da saliva... Caro Dótor, será a nhanha a que me refiro um veneno que o monstro papão me manda durante o pesadelo, do qual eu não me lembro depois quando acordo ou bastar-me-ia mudar de posição durante o sono e deixar-me de "paneleirices" porque, francamente, porra-já-não-sou-uma-criança-e-bichos-papões-não-existem?

hehe. Esta caixa de comentários parece mesmo aquela grelha de concultas da revista Maria. Esta é uma pequena provocação, sem malícia, aos intervenientes. 'By the way', estou a gostar muito da troca de ideias. Talvez por ser muito sonhador acabo por não ser sujeito atreito a grandes pesadelos.

Abraços e bjs

1:00 da tarde  
Blogger BMe said...

lol lol lol

(não consigo parar de rir...)

1:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol

sr. pinto,

de facto, o seu comment é digno da Maria. aí, nessa invulgar publicação, explora-se o tipo de perturbações a que se refere, e nela encontrará, por certo, as soluções para o problema que, presumo, tanto o incomoda a si e à sua infeliz almofada.

com considerção

c.anonymous

2:27 da tarde  
Blogger gripes said...

Caro Afonso,

Não querendo exceder as minhas competências ou os conhecimentos do nosso comentador (agora assíduo), acho que tenho uma solução para si: fecha a boca, oh pinto!!!

Caro Sr. Carlos,

O pesadelo não teve reincidências, não me atormenta como alguém o faz a almofadas. Se calhar devido à sua ajuda!
Mas voltando ao cerne da questão, diz "elimine a barreira, aproxime-se sem hesitações de todos os intervenientes".
Já tentei. Não resultou!

É a vida.

4:08 da tarde  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Carlos e Ingrid,

Aquela questão da baba... era bricadeirinha. POR ISSO PAREM DE SE DIRIGIREM A MIM NESSES TERMOS, DIGAMOS, BABOSOS. EU NÃO ME BABO!!!

Mas estou babado (de gostar) com a troca de comentários. Vam'lá.

sr. Pinto

5:12 da tarde  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Auto-correcção: substituição de dirigirem por dirigir.

sorry

5:15 da tarde  
Blogger gripes said...

Caro Pinto,

Tu é que começaste! Agora acarretas com as consequências!!

5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

srª ingrid

Disse V.Exa. e passo a citar

"Mas voltando ao cerne da questão, diz "elimine a barreira, aproxime-se sem hesitações de todos os intervenientes".
Já tentei. Não resultou! É a vida""

Posso assegurar-lhe que não tentou, nem se aproximou de todos os intervenientes. Quando o fizer, a cura definitiva será uma realidade.Mais, a vida é sempre feita de aproximações.

A conversa vai longa e, a propósito deste post, encerro aqui a contenda.

Queira V. Exa. escrever mais posts, para que eu exercite mais as plaquetas que me vão no sangue. À semelhança do sr. pinto, devo confessar que apreciei sobremaneira este momento.

sempre a considerá-la

carlos anonymous

5:41 da tarde  
Blogger gripes said...

Sr Carlos,

É pena que encerre esta contenda. Tinha muito para contra-argumentar.
Fica para outro dia, quem sabe.

Melhores Cumprimentos.

6:27 da tarde  
Blogger BMe said...

Ó... acabou?!

9:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter