terça-feira, junho 14, 2005

Álvaro Cunhal



Sem o mínimo de ironia digo: morreu o comunismo em Portugal. Apesar de ter sido um comunismo diferente. À portuguesa. Fossem todos os comunistas como Álvaro Cunhal. Bem, talvez não. Não, definitivamente!!!!

1 Comments:

Blogger Afonso Vaz Pinto said...

Atraso


De Francisco
sarsfield cabral

Em menos de 48 horas, desapareceram os dois maiores símbolos portugueses do comunismo, Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves. Dois homens que lutaram pelos seus ideais, não pelos seus interesses, e por isso merecem respeito. Tanto mais que o preço dessa luta foi bem alto para Cunhal, antes do 25 de Abril.

Dois homens que permaneceram fieis aos ideais comunistas, mesmo depois de os verem desmentidos pela história. Desmentido particularmente trágico para quem o materialismo histórico era o critério último da verdade e se considerava na posse de um saber científico sobre a evolução social.

Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves não eram apenas intelectuais marxistas apaixonados por uma utopia, a da sociedade sem classes nem exploração do homem pelo homem. Eram defensores intransigentes de um modelo que existiu, o "socialismo real" soviético.

Aliás, Cunhal foi uma personalidade com peso na cena comunista internacional exactamente por causa da sua fidelidade a Moscovo. Marxista-leninista, nunca aderiu ao revisionismo que acusava Estaline de ter pervertido a revolução de Outubro. Nem, ao contrário de tantos outros, o histórico secretário-geral do PCP tornou públicas críticas à política soviética anterior a Gorbachov, susceptíveis de explicarem, do ponto de vista marxista, o colapso do comunismo e da URSS.

É isso que torna Álvaro Cunhal e o seu discípulo Vasco Gonçalves figuras algo estranhas num mundo onde a China dita comunista é um expoente do triunfo do capitalismo. E onde Cuba e a Coreia do Norte são ditaduras grotescas.

Na Coreia o comunismo trouxe ao povo uma imensa miséria. E em Cuba ele só subsiste graças ao estúpido embargo americano. Não há muita gente assim no século XXI. Terem sido portugueses estes dois notáveis comunistas da velha guarda diz alguma coisa sobre o nosso atraso cultural.

8:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter