segunda-feira, maio 30, 2005

La France est le premier pays de l'Union à rejeter



É assim. A primeira expressão que me vem à cabeça, quando vejo as notícias que em todo o mundo dão conta da vitória do "não" no referendo francês ao Tratado da Constituição Europeia, chega até a ser infantil: "é bem feita". E é "bem feita" por apenas uma razão: estão a tentar vender-nos (ou aos franceses neste caso) um tratado que afinal – julgo que não estou a entrar em parafuso ou a criar uma teoria da conspiração – é uma Constituição, ou seja, um passo decisivo para a união política dos Estados membros da actual União Europeia dos 25. Este era uma espécie de referendo para cumprir calendário. Pois desta vez tramaram-se. Talvez seja uma reacção a quente, mas que é bem feita… é.

ps: não se fique a pensar que sou anti-europeu ou qualquer coisa do género. Sou simplesmente Democrata e estas menifestações plenas da Democracia dão-me um certo gozo. Abraço.

1 Comments:

Blogger BMe said...

Como ignorante assumida que sou, venho por este meio pedir a V.Excelência, digníssimo Comandante do Surreal, uma breve elucidação, sob a forma de post, sobre o que é isso da Constituição Europeia e onde fica a fonte do elixir da vida eterna.

Porque questões como:
- Perderemos a nossa própria constituição?
- Será que fico bem de rugas?

Não me deixam dormir à noite.

Aguardo notícias.

Over and out

11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter