sexta-feira, agosto 04, 2006

Surreal ou Escandaloso?

Madonna tenciona encenar uma crucificação no seu concerto em Roma.
Depois de já o ter feito nos Estados Unidos e ter sido criticada pela comunidade cristã dos EUA, volta a repetir a "piadinha", desta vez a uns quilómetros do Vaticano.

Crucificada numa cruz coberta de espelhos usando uma coroa de espinhos...

Em resposta às críticas, a sua porta-voz de Nova Iorque afirma:

"A Madonna não acha que Jesus se zangaria com ela, visto que os ensinamentos de amor e tolerância ao próximo são a mensagem dela também. O contexto da crucificação da Madonna não é nem negativo nem desrespeita a Igreja."



Pois é... Nem sei explicar, nem definir o que sinto quando penso nisto.
Lembro-me logo dos filhos dela e de como se sentirão quando tiverem idade para perceber isto...

Como é que ela tem a lata de escrever livros para crianças e como é que alguém os compra é que ainda estou para perceber.

...

7 Comments:

Blogger Miana said...

Surreal e escandaloso...!!!!

1:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não tenho blog e venho aqui regularmente pelo blog de uma amiga (ideiasdes...). Por isso desculpem o facto de aparecer como 1/2 anonimo, apesar de assinar.

Não posso deixar de ficar chocado ao ver o choque que sentiram, ou sentiu (se foi só a Sara) ao ver isto da Madonna. Onde está o problema. Não é ela que segue a cabala?!? Ela não tem que se preocupar com o que chateia ou não a igreja católica. Não tem de o fazer. De facto, ela até se pode estar bem a barimbar para a história da crucificação.

É a eterna questão do direito e do dever. Ela tem o direito, porque é livre, pensa de forma livre, pode efectuar as suas próprias escolhas, de se crucificar em palco. Por ventura, deveria não o fazer…mas isso já entra na nossa esfera. E é aí que entra o teu comentário….que com todo o direito o fazes. Se sentiste chocada com a “brincadeira”, acho bem que o demonstres.

Porém a questão que coloco é a seguinte : o que te choca? Choca-te o facto de ela estar a brincar com uma religião ou o facto de ela estar a brincar com a tua religião?!?

Procurei aqui nos vossos arquivos e por altura da crise dos cartoons não vi um único comentário vosso, mas mais especificamente teu, a queixar-se do facto de alguém estar a fazer algo visivelmente ofensivo para uma religião. Há apenas uma frase que pode ou não ter sido tirada da visão por um tal de Afonso que se refere a questão como um simples apoquentamento relacionado com os cartoons (Março 2006). Quando é a religião dos outros não faz mal? É só quando toca na nossa? Claro que, na altura, podes não ter escrito nada por uma série de razões e se foi assim estou a ser injusto, mas parece-me que é preciso clarificar esse ponto: choca-te o gozar com uma religião ou com a tua? É que saber isso faz diferença na forma como se lê o que escreveste. (apesar de achar surreal a história dos filhos dela e etc. …).

Por mim, digo-te. Achei exagerada a reacção islâmica aos cartoons, mais que a reacção chocou-me não ver pessoas moderadas do Oriente a racionalizar a situação e a afirmar : NÃO FAZ MAL, e agora esta história da Madonna entra-me por um ouvir do e sai-me por outro. Era-me totalmente indiferente que ela pusesse uma coroa de espinhos e andess nua a fazer coisas em palco. Ela não é a religião que eu defendo. Ela é só alguém que tem ideias contrárias à minha e que está no direito de as defender. Ela tem direito a fazer o que quiser. Quando tentarmos limitar a forma de expressão, as opiniões, quando tentarmos que alguém não faça algo só porque aquilo nos magoa….estamos mal.

Tu também tens direito a fazer aquilo que achas bem e a defender os teus valores, mas juro que gostava de saber se o que te chateou foi o gozar com algo relacionado com uma religião ou o gozar com algo relacionado com A TUA religião.

João.

11:53 da tarde  
Blogger BMe said...

Olá João,

O que me choca é gozar com a morte de alguém. Alguém que, para mim, morreu por uma cambada de desconhecidos, alguns que levam uma vida a fazer o que devem e outros à espera do que acham que lhes é devido...

O que me choca e me dói é fazer pouco de uma maneira de morrer, não só dolorosa (sem conhecimento de causa, mas rendida às evidências...), como, no caso (repetindo que aqui só quem acredita o pode afirmar), tão nobre e altruísta, por ter sido para salvar outros.

Para além disso, nem percebo a razão pela qual a cruz é chamada ao palco...

Se a "senhora" encenasse um campo de concentração e se pusesse a fazer sabonetes com ossos, envergando um casaco do 3ºReicht, a minha indignação era tão grande ou maior.

Os cartoons...
Sinceramente, e correndo o prejuízo de parecer pouco interessada na "actualidade" (já desactualizada), nem cheguei a perceber bem a história ... Alguém fez uns cartoons a gozar com Maomé e a reacção foi violenta e generalizada (como normalmente é...). Há várias maneiras de mostrar indignação, violência não devia uma delas.

Este pequeno blog não é mais uma conversa de café, que quem passa ao lado ouve e o Silva comenta com a mesa do lado, mas raramente passa da porta.

O meu post foi um desabafo que para mim tem toda a razão de ser e não mudo de opinião (e sei que não é isso que pretendias).

Tenho o privilégio de poder "deitar cá para fora" coisas que me aborreçam ou que me alegrem neste espaço virtual. Se calhar,o problema é mesmo esse. As Madonnas deste mundo não tiveram ninguém com quem partilhar opiniões e problemas, e agora fazem-no de uma maneira que, a meu ver, é vazia e despropositada.

Ela crucifica-se, outros andam aí aos tiros... quando no fundo o que querem mesmo é alguém que os oiça e que lhes explique algumas coisas.

Ou talvez não, mas é a minha opinião.

9:57 da manhã  
Blogger BMe said...

CORRECÇÃO

Onde diz:

Este pequeno blog não é mais uma conversa de café

Leia-se:

Este pequeno blog não é mais DO QUE uma conversa de café (...)

É o que dá quando a cabeça pensa mais depressa do que os dedos...

4:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como nem sempre tenho acesso a estas máquinas, só contra-respondo agora.

Ok, o que te chocou foi, realmente, o facto de ela ter gozado com a tua (nossa) religião . Estou esclarecido.

Mais acrescento: que não há problema nenhum com isso. Também não percebo o que faz uma cruz em palco num concerto rock, mas, eu (e mais ninguém é obrigado a pensar assim), penso : “que se lixe, se ela se quer manifestar assim, ela que se manifeste assim”. Eu fico contente por saber QUE NUNCA FARIA IGUAL. Não fico chocado, nem magoado por ela estar a gozar com formas de morte horrendas, etc…. Contenta-me saber que não faria igual, que sou, felizmente (para mim, claro) diferente, neste caso, dela.

Obviamente que não era minha intenção mudar a tua opinião ou sequer tentar fazê-lo. Simplesmente li o post e fiquei com aquela dúvida. Os blog’s são para isto mesmo: para alguém por uma opinião ou comentário sobre algo que aborreça ou que a deixa muito contente - outro, neste caso perfeitamente desconhecido, ler e se tiver dúvidas ou concordar ou for contra, expõe de forma educada (de preferência) o que o “perturba”. Neste caso parece-me que foi isto que foi feito. Espero que não tenhas ficado melindrada ou chateada.

João.

8:14 da tarde  
Blogger BMe said...

LOL Nem melindrada, nem chateada.
Venham as "respostas" e "contra-respostas" que isto para os lados d´O Surrealista está surrealmente abandonado...

É sempre bom discutir sobre... o que quer que seja passível de ser discutido ;)

Bem-vindo ao Surrealista.

10:24 da manhã  
Blogger Afonso Vaz Pinto said...

“Há apenas uma frase que pode ou não ter sido tirada da visão por um tal de Afonso que se refere a questão como um simples apoquentamento relacionado com os cartoons (Março 2006)”.

O texto que se segue nao tem “assentuacao” pq foi escrito no estrangeiro.

Caro anonimo de nome Joao (!),

Apesar de nao ter conseguido perceber qual era afinal a mensagem que nos queria passar e a duvida metodica sobre qual seria a fonte de apoquentamento da nossa Sara, eis que me deparo com a minha graca numa das suas frases. Refiro-me, claro esta’, ao tipo que sou eu: “um tal de Afonso”. E, ao que parece, referi-me a’ questao dos cartoons de Maome com um “simples apoquentamento”. Bem… tem graca!
Mas prontos… quanto a’ vaca fria que nos traz aqui hoje… caro meio anonimo, se eu, por obsequio, o encontrasse na rua e lhe espetasse os dedos nos olhos e lhe chamasse palhaco… ja sei, nao diga, voce provalvelmente quereria fazer-me o mesmo. Quem com ferro mata… o resto voce ja sabe. Pois.
Caso eu fizesse a mesma atrocidade a um amigo seu… deixe-me adivinhar… voce quereria fazer o mesmo… e mais… tinha a vantagem de me poder acertar bem porque quem desta vez tinha os meus dedos nos olhos era o seu amigo e nao o sr. Caso eu tivesse o mesmo gesto selvagem com um total desconhecido… talvez vossa excelencia desse meia volta e bazasse, nao e’… bom e por ai a fora…. Se eu fizesse o mesmo a mim mesmo voce ate era capaz de ficar a olhar para mim para se rir um bocado, e quem sabe, repetir o gesto (em si, nao em mim).
Mas afinal onde e’ que isto nos leva? Para um Cristao – Catolico, no meu “tal” caso – o J.C. e’ tipo… um granda amigo. E e’ tao, tao amigo que prontos… a malta passa-se um bocado com estas implicancias da Madona. Por esta pode chamar-me quadrado.
Quanto aos Cartoons de Maome, como nao o conheco, infelizmente nao me aflijo mt. Contudo, como tenho boa imaginacao… imagino que os nossos amigos muculmanos tem relacao identica com o Profeta e por isso calculo que nao tenham ficado muito contentes com o atrevimento dinamarques. (simples apoquentamento?)
Agora quanto a artista subir ao palco e meter-se semi-nua a enrroscar-se numa cruz… la esta, e’ a tal chapada ao nosso amigo. Preferia que ela gastasse o latim a falar bem dele… ou, se calhar, a nao falar. So por uma coisa caro meio anonimo, meio joao… porque o tal Tipo e’ mesmo meu amigo.

Bem, espero nao ter sido rude, mas pronto, achei graca ao seu comentario.


Nem melindrado, nem chateado,
Ass. “Um tal de Afonso”

4:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter